Coreografias de Papel

Transpondo criações coreográficas da Bahia para livros-objetos que despertem o interesse da infância e juventude, o projeto “Coreografias de Papel” lançou, em junho de 2019, as duas publicações que iniciam esta coleção. “Astroneto: dança no espaço” e “Pequena Coleção de Insignificâncias” tiveram seu lançamento em evento com apresentações dos espetáculos que os inspiraram: “Desastro”, de Neto Machado, e “Demolições (La Petite Mort)”, de Thiago Cohen.

“Coreografias de Papel” é coordenado pelos coreógrafos Neto Machado e Jorge Alencar, vinculados à Conexões Criativas, e pela TANTO – criações compartilhadas, formada pelos artistas-designers-arquitetos Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patricia Almeida. Através de uma convocatória pública para autores de obras de dança da Bahia, Thiago Cohen foi integrado ao projeto. Coletivamente, eles definiram formas de traduzir o universo das obras cênicas para publicações que testam maneiras de coreografar quem está lendo, como possíveis matrizes de movimento. No resultado, os livros-objetos surpreendem em forma e conteúdo, explorando textos, elementos gráficos, texturas, tintas, costuras e montagens de maneira plástica e narrativa.

Muito além de registrar os espetáculos de modo tradicional – fotos e vídeos de divulgação, sinopse, bastidores, ficha técnica etc. –, a proposição permite a reinvenção das peças, assim também compondo uma memória recente da produção coreográfica da Bahia e mobilizando uma nova geração junto à dança brasileira atual.

“Coreografias de Papel” foi contemplado pelo Edital Setorial de Dança, tendo apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.