Pequena Coleção de Insignificâncias (2019)

“Pequena Coleção de Insignificâncias” é uma caixinha de surpresas. O livro-objeto, resultante do projeto Coreografias de Papel, acessa o solo de dança “Demolições (La Petite Mort)”, de Thiago Cohen, para ativar um relicário de imensidões que desvelam singelezas cotidianas. A obra foi criada com um primeiro desafio: a peça não foi feita para o público infantojuvenil, e a transposição buscou de seu conteúdo inspiração para o diálogo com esses leitores.

Numa caixa cheia de surpresas – que pode ser também um baú de tesouro, uma caixa de jóias, um relicário, uma gaveta de pequenices –, papéis, formas, palavras se encaixam e desencaixam para montar um livro de poemas que se despedaçam e se espalham, no intuito de instigar experiências poéticas diferentes para cada criança.

O livro é formado por várias pequenas partes que se relacionam como uma coleção que se interessa por objetos, sensações, experiências, ações, momentos, pensamentos, histórias, relatos, imagens, memórias, ideias, relações, sonhos…

Nesta caixa especial, temos: cartas-poemas que podem espalhar palavras ao vento; uma caixinha especial para guardar as palavras soltas e o que mais interessar; uma caixinha hermeticamente fechada para guardar qualquer segredo que lhe for dito; uma caixinha cheia de pequenas proposições de experiências colecionáveis.

Este livro pode ser uma ótima oportunidade de criar filtros poéticos de ver o cotidiano junto das crianças.

Acesse PDF para te encher de água na boca!

Pequena Coleção de Insignificâncias
Thiago Cohen, TANTO – criações compartilhadas e Neto Machado
Conexões Criativas, 2019

Compre agora